Kung Fu - Choy Lay Fut
O estilo de kung fu Choy Lay Fut é um dos últimos estilos tradicionais da China. Conhecido também como Estilo dos Cinco Animais (tigre, pantera, garça, serpente e dragão), o estilo foi desenvolvido pelo mestre Chan Heung no século XIX no vilarejo de King Mui, sul da China, mas foi apenas na cidade de Foshan que o estilo cresceu e se disseminou.
O século XIX foi um século bastante conturbado da história chinesa, marcado por revoltas populares contra a dinastia da época e as Guerras do Ópio. Neste pano de fundo de uma sociedade em constante ebolição, onde revoltas e guerras explodiam a todo momento, era necessário estilos de arte marcial eficiêntes e não muito complexos de aprender, pois foi uma era de urgência não só para soldados de carreira, mas para população camponesa também. Assim nasceu o Choy Lay Fut, considerado um dos estilos mais eficientes de kung fu, desenvolvido com uma mistura de influências principalmente do sul, mas também do norte da China, marcado pelas suas bases sólidas e golpes de braços potentes característicos dos estilos de sul, com elementos de chutes e saltos do norte da China, tendo inclusive uma forte influência tradicional shaolin.
Mas hoje, no Brasil, não temos a urgência de guerra da China do século XIX, não praticamos a arte pelo objetivo final da violência, muito pelo contrário, o objetivo final que propomos ao artista de kung fu é manter a paz física e emocional através do autoconhecimento e domínio das faculdades corporais e mentais. Para este objetivo, o kung fu é uma ferramenta inestimável.
Tai Chi Chuan - Wu (Hao)
O Tai Chi Chuan estilo Wu (Hao) é um estilo de Tai Chi familiar criado pelo mestre Wu Yu-hsiang (1813 – 1880). Este estilo é o terceiro mais antigo entre os 5 estilos familiares tradicionais de Tai Chi Chuan e atualmente é considerado o quinto em termos de popularidade.
O estilo de Tai Chi Chuan criado por Wu Yu-hsiang se caracteriza por movimentos pequenos e sutis, foco no equilíbrio, no desenvolvimento da sensibilidade e no controle emocional. Para medicina chinesa, a prática de Tai Chi, principalmente do estilo Wu, é uma excelente ferramenta para o cultivo e equilibrio da energia (“chi”) interior, o que traria maior saúde e longividade a seus praticantes.
Como atividade corporal os benefícios do Tai Chi Wu (Hao) são enormes, tem baixo impacto, não requer grande flexibilidade para iniciar e não se utiliza de transições rápidas de postura, sendo então acessível a todos os perfis de adultos, até para pessoas com restrições físicas ou em reabilitação. Porém, não pense que é uma atividade leve, o Tai Chi Wu (Hao) requer do corpo esforço como de uma aula de musculação ou localizada, prepare-se para se esforçar e transpirar!
Nossa linhagem descende e é representante oficial do renomado Grand Mestre de Tai Chi Chuan e Kung Fu, Jimmy Wong. Frequentemente, o mestre visita o Brasil e promove seminários exclusivos para os alunos de Tai Chi Chuan Wu (Hao) da International Kung Association.